domingo, 20 de junho de 2010

EDEN SHINE


"Comecei a acreditar no meu trabalho pelo menos há 5 anos (2005), num momento de reflexão séria sobre a vida, sobre sobrevivência constante. Não tinha planos e não pensei em projectos, tinha tempo, e fiz uso dele. Desenvolver um talento para não perder outros. Muito tempo dedicado ao lar e à família. Projectos eficazes e duradouros.Tenho tocado viola nos últimos anos. Comprei a minha 1ª guitarra ainda adolescente, no processo revolucionário do início dos anos 90, em que parecia que todos estavam tentando fazer algo novo. Todos estavam contagiados com a quantidade de novas sonoridades vindas dos EUA e do Reino Unido basicamente. Não fugi à regra, e tal como os meus colegas comecei a sentir intensamente o fôlego da vida. Fui à luta! O começo, o início: estar junto dos melhores na altura. Muita massa cinzenta, muitos perigos, e uma vida por viver… resultou! Porque aprendemos a não nos deixarmos surpreender pelo tempo… valeu pelo esforço e o espírito perigoso, pela aventura, e pelo desconhecido e conturbado mundo da música. Graças a esses tempos de aprendizado, às boas influências de alguns jovens artistas da minha geração, aprendi muito com elas."


Influências musicais:

"Na verdade, não conheço muita música actualmente, uso o que disponho no momento: vontade de tocar, passar bem os meus dias motivado, satisfeito pelo cansaço no fim do dia (feliz por estar ocupado, algo em que posso acreditar).Muita solidão, muitas vezes questiono porque trabalho, o que ganho com isso? Mais motivação para a própria existência, continuar."



Há quanto tempo toco?

"Já toco há muito tempo, sempre só e sempre em casa, algo meu! Não sentia a vontade para partilhar com os outros, era o meu refúgio nas horas de solidão. Embora simples e sem muito conhecimento teórico musical, apenas com algumas bases, expressava os meus sentimentos, acalmava-me ou tornava-me eufórico, muito activo… dependia. Tenho tocado mais nestes últimos 5 anos, mais maturo, mais firme, constante, seguro, capaz de suportar a crítica, a diferença de opinião, evitar o preconceito, a pequenez que todos nós temos, e todas as forças que tentam nos derrubar. Senti necessidade de me dedicar mais à guitarra ultimamente porque sentia-me só, e por uma questão de realização pessoal."



Que guitarras uso?

"Uma das bem baratinhas, para os tempos de escola. A minha primeira guitarra foi uma Maison vermelha e preta. O 1º amplificador só tinha 25 watts, mas fazia imenso barulho. Tinha sempre cuidado com as mãos, tentava não pegar em pesos, ou algo que pudesse impedir-me de tocar, para ter muita agilidade e força nos dedos."



Ambições?

"Ter uma banda! Seria bom tocar com outros elementos! Estar com amigos, rir muito, e tocar mais vezes ao vivo para as pessoas. Ir melhorando o equipamento à medida que haja progresso. Mais importante será tocar sempre enquanto viver."
Maurílio Cardoso










Sem comentários: