segunda-feira, 14 de julho de 2008

ABOUTOWAKE

*Galeria de imagens



"Os Aboutowake nasceram originalmente sob a designação de "Pôle" no verão de 2003, nos acordes e composições a solo de Johan Rodrigues e algumas contribuições líricas de Susanne Blunck, numa sonoridade acústica. Em Dezembro de 2003 recebe um convite para apresentar este projecto no programa musical da RTP Madeira, "Splash". A partir dessa actuação surge novo convite para actuar ao vivo na série de eventos "Quinta dos Portugueses" da rádio Antena 3 (Centro de Produção Regional da Madeira) em Janeiro de 2004. Para essa apresentação o Johan convida o Evandro Amaro para o acompanhar em guitarra eléctrica e a partir daí passou a estar integrado no projecto. Seguiram-se alguns concertos em escolas da região. A progressão melódica indicava que deveria ser alargado o espectro sonoro e assim adicionou-se o piano do Richard Matos em Abril de 2004. Seguiram-se uma série de outros concertos e novamente mais uma inclusão no grupo, o violino de Cristiana Sousa. Tendo já algumas composições estáveis optou-se por fazer algumas gravações. Nestas foi pedido ao Bébio Amaro para desempenhar as funções de baixista, pelo que também este passou a fazer parte do grupo. Nesta fase as criações musicais tenderam para o melódico, harmonioso, doce e romântico. Ao fim de 1 ano teríamos então a formação base completa. O Evandro além de tocar guitarra eléctrica fez a introdução do instrumento tradicional "Braguinha" nalgumas composições que resultaram extremamente bem, mostrando que o facto de ser um instrumento tradicional em nada lhe retira a actualidade e a versatilidade noutras formas musicais.

Todas estas fórmulas começaram a dar resultados, antes de mais, pela série de concertos que a banda deu nos primeiros 2 anos, cuja média rondou 1 por mês, o que para uma banda amadora e comparando com as bandas do mesmo cariz é um feito na região. Por este facto, em 2005 deram-se algumas idas aos media regionais, televisão e rádio principalmente, tal como a presença noutro tipo de eventos tal como o Funchal Fashion Week (Maio). Entre Junho e Julho a banda concorre e ganha o concurso de música acústica Kelts Unplugged. Em Outubro a selecção para a final do concurso "Certámen Macaronésico para Jóvenes Artistas" promovido pelo Cabildo de Lanzarote que escolheu 4 bandas de entre 17 de todas as ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) leva-os à ilha de Lanzarote (Canárias) onde novamente saem vencedores, tornando-se assim numa das primeiras bandas de garagem madeirenses a se internacionalizarem. Esta vitória vale-lhes ainda a nomeação para a Gala Diário de Notícias / RTP-Madeira na categoria "Música", que teve lugar no Centro de Congressos da Madeira em Março de 2006.
A banda entra numa segunda fase que implicou passar a trabalhar à distância já que o mentor do projecto Johan Rodrigues esteve durante 1 ano a viver na Suécia, local onde surgiu o nome "Aboutowake" sob a forma de novas criações a solo. Aqui também surgiu a vontade de experimentar cantar em português, já que até então as letras tinham sido exclusivamente anglo-saxónicas. Durante este período surge também um incidente com o nome "Pôle" dado já existir um projecto de música electrónica experimentalista "Pole", que nos encontrou via MySpace e invocou a antiguidade de uso e divulgação como factor determinante na preferência pelo nome, pelo que nos obrigaria a mudar a designação. Após muitas ideias, ficou "Aboutowake" daí em diante.
Em 2007, o Johan volta a mudar-se. Desta vez para Portugal Continental durante outro ano e nesta fase surge então a possibilidade de tocar nas Fnac's. Começou por um périplo pelas Fnac's de Lisboa durante Setembro de 2007. Tocaram no Colombo, Chiado, Cascais e Almada. Logo de seguida, no dia 1 de Outubro participaram no concurso "12 Horas 12 Bandas" da Fnac Coimbra (que apesar do nome, por razões logísticas foi limitado a 6 bandas) o qual viriam a ganhar e cujo prémio era uma tour pelas Fnac's do país. Em Dezembro actuaram na Fnac Madeira. A tour pelas Fnac's concretizou-se em Fevereiro de 2008 tendo a banda passado pelas seguintes Fnac's por ordem de actuação: Fnac Alfragide (Lisboa), Fnac Albufeira (Algarve), Fnac Coimbra, Fnac Santa Catarina (Porto), Fnac Gaia (Porto), Fnac (Braga), Fnac Chiado (Lisboa), Fnac Colombo (Lisboa).
Com nova mudança do Johan para a Madeira, a banda atravessa uma terceira fase, já sem a Cristina, onde o Johan está em composição e a testar a inclusão de bateria nalguns temas antigos e novos e ao mesmo tempo procedendo a gravações."
Evandro Amaro







Formação:

Johan Rodrigues - Voz e guitarra acústica
Evandro Amaro (Carol's Broken Cables, Yume) - Voz e guitarra eléctrica
Bebio Amaro (Carol's Broken Cables, D-Tuned, Lavimpa, Yume)- Baixo
Richard Matos - Piano e sintetizador






1 comentário:

gracianocaldeira disse...

Parabéns! Gosto muito do vosso projecto musical, não é novidade nenhuma, continuem com o bom trabalho.

Abraço, Graciano Caldeira