domingo, 26 de outubro de 2008

RICARDO ANDRADE

"Sou licenciado em Design pela Universidade da Madeira e desempenho actualmente funções de Designer na área da Arquitectura. Desde cedo me interessei por Banda desenhada, em criança, na altura em que se comprava nos quiosques, edições brasileiras da Marvel em formato A5, nos anos 80 e 90. Em meados dos anos 90 comecei a fazer os meus primeiros desenhos com quinze anos, mas lentamente perdi o interesse. Aos 18 anos o meu interesse voltou pela área do desenho e mudei do curso, no secundário, de Humanidades para o de Artes, onde desenhei umas vezes para o jornal de escola do Liceu Jaime Moniz. Entretanto comecei a ler as versões americanas da Marvel, que eram em A4, com uma qualidade superior. Algum tempo depois, desviei o meu interesse para o Manga (BD japonesa), influencia directa dos desenhos animados que via em pequeno na RTP Madeira (em especial os cavaleiros do Zodíaco), que demonstravam uma superior qualidade dinâmica face às ofertas ocidentais. O meu interesse em culturas orientais também ajudou, neste tipo de influência. Comecei a fazer as minhas primeiras BDs com o meu amigo Bébio Amaro, o qual partilhava dos mesmos interesses. Apesar da Madeira não fazer parte do circuito publicável desse género de BD, umas idas ao continente resolveram essa situação. Seguidamente editei nos meus tempos de Universidade um fanzine de BD de nome "OOPS!", que teve 4 números e ainda participei no fanzine "ovelha negra". Anos depois abre a loja de BD do Funchal "Sétima Dimensão", que facilitou o acesso à BD, e onde travei conhecimentos com mais umas pessoas que eram entusiastas, leitores e autores. Roberto Alves, dono da loja e autor de BD, tornou-se um amigo, com o qual e juntamente com João Barradas, outro autor e amigo, demos uma série de conferências sobre o tema da BD. Participei também nos últimos 3 anos no 24 Hour Comic Day, um evento internacional, organizado aqui na ilha pela Sétima Dimensão."

Sem comentários: