sábado, 28 de novembro de 2009

ENCONTROS DA EIRA






O grupo “Encontros da Eira” foi fundado a 21 de Março de 1997, está inserido na Associação Cultural Encontros da Eira, Entidade de Utilidade Pública, tem como objectivos investigar, recolher, preservar e divulgar a música tradicional madeirense. Nasceu na vila da Camacha, pela iniciativa de Jorge de Sousa e João Barreto. Os Encontros da Eira têm vindo a ganhar um lugar de destaque no panorama Cultural Madeirense/Português graças ao trabalho desenvolvido em prol da música tradicional. O grupo conta com centenas de concertos, várias deslocações ao estrangeiro, citações na Imprensa nacional e internacional (Revista FRoots, Blitzz, El País, etc), participações em programas de rádio e televisão. Os Encontros da Eira apostam numa sonoridade que engloba características de músicas do mundo e da música erudita, mantendo sempre uma forte ligação com a música tradicional madeirense. Do seu palmarés constam várias centenas de concertos realizados, alguns dos quais no Estrangeiro: Londres, Caracas, Paris, e outros em Portugal continental (Lisboa, Porto, Algarve, Alentejo, Ribatejo e Vila Real de Trás os Montes) e nos Açores, sendo os restantes na ilha da Madeira. Contam ainda com várias dezenas de participações em programas de tv e de rádio (locais, regionais nacionais e internacionais). Em Abril de 2008 participou no emblemático Festival Intercéltico (XVIIª edição) realizado na cidade do Porto tendo merecido aplaudidas críticas dos presentes no qual se inclui a comunicação social do Continente e da Madeira.

A Associação Cultural Encontros da Eira editou cinco CD’s, do grupo a ela afecto, todos com temas populares e/ou de tradição Madeirense.

Os discos têm como títulos genéricos:1º -"Retalhos de Tradição";
2º- "Aquintrodia";
3º-"Instrumentais d'Outrora”;
4º-“Meia Volta”;
5º-“Raízes do Povo” – CD de Recolhas.

Para além das edições próprias:
-Os Encontros da Eira participaram com 2 temas no CD de Antologia de Música Tradicional da Madeira.-A editora Vidisco, sedeada em Lisboa editou ainda o CD - “O Melhor dos Encontros da Eira. Estes trabalhos foram muito bem aceites pela crítica musical e pelo público em geral, sendo que milhares de cópias foram já vendidas e os três primeiros contam com várias reedições. Até à presente data já foram vendidos mais de três dezenas de milhar de unidades, constituindo recorde nacional neste tipo de música.
"(…) A Música Tradicional da Madeira é representada em grande forma pelo grupo Encontros da Eira… mas não é apenas pela expressão dos números que este grupo conquistou um lugar de destaque na música de raiz tradicional portuguesa. A verdade é que os "Encontros da Eira" e a associação cultural que os envolvem, tem realizado um trabalho notável na divulgação de repertório tradicional da Madeira(…)".
in http://www.at-tambur.com/


"Baile da Meia-volta"


"Senhora do Monte"


Contactos:
Rua Aspirante Mota Freitas, nº 8 –R/C – D
9060-197 – FUNCHAL
MADEIRA - PORTUGAL
Telefone: +351 291 611 564; Fax: +351 611 563 e Telemóvel: + 351 91251052/4
E-mail: eira@mail.pt

Web-sites:

www.myspace.com/encontrosdaeira











Sem comentários: