terça-feira, 29 de julho de 2008

BÉBIO AMARO

"Desde criança que estou exposto ao mundo da banda desenhada: aprendi a ler com bandas desenhadas da Disney, lia bandas desenhadas da Marvel e DC durante os tempos de criança (não sei como foram parar a minha casa, mas já estavam lá desde que me lembro), e costumava ver anime durante as manhãs, quando era possível ver os canais de televisão das canárias (muitas vezes com recepção defeituosa). Desde 1991, quando vi os Cavaleiros do Zodíaco, que fiquei profundamente afectado pela cultura japonesa, e desde então a coisa nunca parou. Coleccionava tudo o que pudesse obter sobre manga, anime e videojogos, e procurava todas as oportunidades para aprender um pouco de japonês. Isso tornou-se possível quando me mudei para Lisboa, para estudar arquitectura na universidade. Na minha universidade, todos os anos vêm alunos japoneses participar no programa de intercâmbio AUSMIP (equivalente ao ERASMUS, mas relativo ao Japão). Assim sendo, desde há 8 anos que convivo regularmente com japoneses, e fui ao Japão em 2006, após ter sido seleccionado pela Embaixada do Japão para representar Portugal na European Youth Study Tour to Japan. Com muita perseverança, continuo a estudar Japonês (agora no nível intermédio) e obtive recentement uma bolsa de estudo para fazer uma tese de mestrado em Tóquio durante 2 anos, que começará no próximo ano. Após anos a fazer projectos inocentes de banda desenhada com os amigos, decidi que me sentia mais confortável no papel de ilustrador, do que de mangaka. O ritmo de produção de desenhos diminuiu bastante, mas eventualmente mais ilustrações hão de aparecer."













3 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente FANTASTICO !!!!
fiquei impressionado mesmo.

Adriano Gouveia

Helena disse...

E cá estou eu! :)
Escreves bem, e sobre o que me interessa, a arte.
Se calhar, somos colegas...
Volto, claro.
Beijos

Mr. B disse...

muito obrigado pelos vossos bondosos comentários :)

Eu já não tenho tempo de fazer muitos desenhos, mas vou fazer uma nova ilustração para a Digital 9, na onda da fanart. vou escolher um videojogo qualquer e fazer uma ilustração.

Abraços*